Problemas com o encanamento entupido são muito desagradáveis. A situação ainda piora quando é em um local onde se conviva ou trabalhe com várias pessoas, como um condomínio ou prédio comercial. Para evitar entupimentos em condomínios basta seguir algumas recomendações simples.

Além de ser um transtorno para o local atingido, também pode atrapalhar os outros moradores e funcionários. Dessa forma, a rede de esgoto deve ser utilizada da maneira correta por todos que convivam no prédio. Por isso, as dicas que separamos irão ser de grande ajuda.

Veja 5 dicas para evitar entupimento em condomínios

Para que os entupimentos não sejam mais um incômodo em seu condomínio, separamos 5 dicas importantes para a prevenção desse problema. Confira!

1- Não jogue objetos sólidos no vaso sanitário

Diversos casos de entupimento acontecem devido ao descarte incorreto nos vasos sanitários. A grande dica é jamais despejar materiais sólidos na privada. Sejam eles preservativos, absorventes, papel higiênico e até mesmo fio dental. Há ainda os itens de plástico, que não são biodegradáveis, como: cotonetes e tampas de produtos. Descarte esses itens sempre no cesto de lixo, assim não haverá problemas nos encanamentos.

2- Não despeje óleo ou gordura nas pias

A prática de despejar óleo de frituras e demais gorduras no tanque ou na pia da cozinha, infelizmente, é comum. As domésticas ou donas e donos de casa acabam agindo assim porque nunca foram informados que esse ato é um perigo para as tubulações. Esse líquido acaba solidificando na parte interna dos canos. Com o tempo de acúmulo eles se tornam prejudiciais para a rede de esgoto, causando entupimentos sérios.

3- Conscientize os demais moradores do condomínio

Uma vez que muitos casos de obstrução das tubulações acontecem pela falta de informação, já se sabe qual problema deve ser combatido. Peça para que o síndico do prédio ou administradores possam fazer comunicados educativos em seu condomínio. Esses avisos podem ser fixados em um local onde todos passam com frequência ou distribuídos em folhetos para os moradores. Essa ação simples e fácil pode evitar entupimentos graves nos condomínios.  

4- Use sempre proteção nos ralos

Coloque grelhas, grades ou outras proteções para evitar a passagem de materiais sólidos pelos ralos, lavatórios, tanques e pias. Até mesmo simples fios de cabelo podem causar um problema de entupimento nos condomínios. Com esses itens de contenção, os resíduos são barrados e não entram em contato com os canos e tubulações.

5- Realize a manutenção preventiva

Ainda que sejam feitas todas as medidas indicadas, algumas pessoas podem não cumprir com o que é indicado. Por isso, é essencial contar com uma desentupidora de qualidade para fazer a manutenção preventiva. O recomendado é fazer esse processo a cada 6 meses. Assim, o sossego de todos pode ser garantido e há muito mais economia.

Com nossas 5 dicas para evitar entupimento em condomínios, esse transtorno ficará longe do seu apartamento. Caso esteja passando por isso, não há com o que se preocupar. A Desentupidora Bonanza trabalha resolvendo esse problema há mais de duas décadas. Solicite seu orçamento gratuito entrando em contato conosco.