Descartar o lixo em casa corretamente é mais do que um bom hábito, é um ato de cidadania. Cuidar do destino dos itens utilizados é preservar o planeta e garantir um lugar mais limpo e agradável para todos.

Veja 8 dicas para fazer uma coleta consciente em sua residência e poder contribuir para que não ocorra entupimento de esgotos em sua cidade.

8 dicas para descartar o lixo corretamente

Veja 8 formas de fazer o descarte da forma certa e poder ajudar o meio ambiente e também os garis da sua região:

1- Colocar vidros em garrafas PET

Coloque objetos de vidro em garrafas PET cortadas ao meio. Itens quebrados como copos, lâmpadas ou pratos podem danificar o saco de lixo e acabar cortando a mão dos funcionários que manusearem a sacola depois de descartada.

2- Separar em categorias

Separe o lixo em 3 categorias: orgânico, reciclável e não reciclável. Os itens orgânicos e não recicláveis devem ser descartados na lixeira destinada a eles. Os objetos que podem ser reciclados como: embalagens plásticas, potes, garrafas, sacos plásticos papelão, jornais, e revistas devem ser enviados para a coleta seletiva.

3- Reciclar latinhas de alumínio

As latinhas de refrigerante ou bebida também podem ser enviadas para a reciclagem. Muitos lugares que reciclam as latas de alumínio pagam um valor pelo quilo deste item. Além de gerar empregos e poupar os recursos naturais, a reciclagem das latinhas também pode gerar uma renda extra.

4- Separar as garrafas PET

Para reduzir o volume de lixo e evitar entupimento de fossas, uma grande dica é separar as garrafas PET para a coleta seletiva. É uma forma também de ajudar as cooperativas e os trabalhadores autônomos que coletam esse item.

5- Amassar as garrafas de plástico

Uma boa prática antes de levar as garrafas PET para a reciclagem é amassá-las com as mãos ou pisando em cima. Isso auxilia o procedimento de reciclagem. Após fazer isso, feche as garrafas com suas tampas.

6- Utilizar sacolas biodegradáveis

Para evitar o acúmulo de sacolas plásticas, sempre que for ao supermercado, leve a sua própria sacola. Além disso, evite descartar seu lixo com sacos plásticos. Esse item pode levar até 100 anos para se decompor na natureza. Dê preferência ao que são biodegradáveis, como os feitos de papel.

7- Reutilizar óleo de cozinha

Você sabia que o óleo da cozinha pode ser reutilizado? Muitas organizações voluntárias e universidades utilizam esse líquido para fazer sabão. É bom lembrar que uma lata de 1 litro de óleo se despejada na pia, além de entupir o encanamento, também é capaz de contaminar cerca de 2 caminhões pipa, ou seja, 18 mil litros de água.

8- Descartar baterias no lugar certo

Baterias de celulares geram um tipo de lixo tóxico. Dessa forma, não devem ser descartadas em casa. O indicado é entregar esses objetos em lojas de eletrônicos ou locais de coleta.

Com essas 8 dicas é possível descartar o lixo em casa corretamente e evitar problemas como entupimentos de bueiros, contaminação da água ou poluição da natureza.

Como você viu, o óleo se jogado no encanamento, pode entupir sua pia. Se você estiver com algum problema de entupimento, não se preocupe, a Desentupidora Bonanza pode ajudar você. Entre em contato! Atendemos 24 horas.