Pia entupida é um dos problemas mais chatos de se lidar em casa. Se você não gosta de lavar a louça, imagina quando a pia está entupida! A tarefa fica mais demorada e pode até causar infestações de insetos. Mas isso pode ser resolvido de forma bem rápida se você souber como desentupir pia com bicarbonato.

Se você quiser aprender como desentupir pia de cozinha rapido, verá que muitas vezes é melhor usar métodos simples e caseiros, que contam com produtos e ingredientes que você já tem em casa, do que químicos agressivos como a soda cáustica.

Por isso, saber como desentupir pia com bicarbonato é uma segurança a mais que você ganha. Se você acompanha nosso blog, já deve ter notado que a misturinha mágica de bicarbonato de sódio e vinagre é pau para toda obra.

O motivo por trás disso é simples. Uma das principais causas de entupimento é o acúmulo de gordura. Quando você descarta alimentos engordurados e óleo diretamente na pia, a gordura endurece no encanamento, obstruindo a passagem d’água.

Quando você usa bicarbonato de sódio e vinagre para desentupimento, a mistura dos dois ingredientes têm uma ação efervescente, que é capaz de dissolver gorduras e outros resíduos de fácil degradação. Por isso, desentupir pia com bicarbonato é um método revolucionário e muito prático!

Aprenda Como Desentupir Pia com Bicarbonato Passo a Passo

  1. Espere a água da pia entupida escoar, mesmo que demore um tempo. Caso necessário, use um desentupidor manual;
  2. Com a pia vazia, despeje ½ xícara de bicarbonato de sódio no ralo;
  3. Para otimizar o efeito, acrescente ½ xícara de sal;
  4. Despeje 1 xícara de vinagre branco;
  5. Cubra o ralo com um pano, evitando que resíduos sejam despejados para fora do ralo;
  6. Deixe agir por meia hora;
  7. Ferva uma panela com água e despeje todo o líquido no ralo

Seguindo esses sete passos, a sua pia deverá desentupir sem problemas. No entanto, caso o problema sejam resíduos sólidos, pode ser necessário desenroscar e limpar o sifão (cano que se encontra logo abaixo da pia).

Como Evitar Entupimento de Pia

Como já falamos, o maior motivo para o entupimento de pias são a gordura e resíduos de alimentos. Para evitar pias entupidas, você deve jogar todos os restos de comida no lixo e descartar óleo de cozinha em centros de coleta.

Se você não conhece nenhum centro de coleta, não se preocupe. O primeiro passo é despejar o resto de óleo usado em garrafas pet ou outros recipientes que não vão parar no encanamento. Em seguida, você pode procurar um centro de coleta com calma.

Outra dica é colocar um protetor em forma de peneira no ralo da pia, que evita que os detritos escoem até o encanamento. Os resíduos coletados devem ser jogados no lixo e o protetor deve ser lavado com frequência.

Por fim, para garantir o bom funcionamento dos seus canos, é uma boa ideia despejar alguns litros de água quente na pia pelo menos uma vez ao mês, dissolvendo a gordura solidificada antes de causar uma obstrução mais séria.

Se nenhuma dessas técnicas funcionar, está na hora de chamar profissionais especializados!

Entre em contato com a Desentupidora Bonanza. Atendemos 24h por dia em todo o Rio de Janeiro, realizando serviços de desentupimento.

Faça um orçamento gratuito e sem compromisso!