Ninguém gosta dos pequenos invasores presentes em nosso lar. Além de trazerem desconforto, eles também são fonte de doenças que podem afetar todos os moradores e até os animais domésticos. Saiba hoje como fazer o controle de vetores e, assim, combater ratos e baratas na sua casa.

Você não precisa mais conviver com essas pragas urbanas. Com métodos simples de combate e prevenção, seu lar ficará muito mais protegido. Confira algumas técnicas para nunca mais ter que sofrer com infestações de ratos e baratas.

Como combater ratos e baratas em casa?

Prevenir sempre é o método mais indicado. Manter as despensas e locais de armazenamento dos alimentos limpos e vedados é uma grande ajuda. Porém, por mais cuidado que se tenha, combater ratos e baratas ainda pode ser um desafio.

Nesse caso, apenas um serviço profissional de combate à pragas urbanas resolverá o problema. Para soluções mais simples e para combate de poucos invasores, existem métodos que são úteis. Veja o que fazer para evitar ou remover esses invasores de seu lar.

1- Tenha sua casa sempre limpa

Para combater ratos e baratas é importante evitar que eles se sintam atraídos a entrar em sua casa. Em geral, esses invasores entram buscando comidas. Logo, se não houver restos de alimentos eles sairão do local.

Também é importante manter os potes fechados e longe do alcance dessas pragas urbanas. Seguindo nessa linha, outra dica importante é evitar o acúmulo de lixo na parte interior dos cômodos. Principalmente na cozinha. Sempre jogue os restos de comida na parte exterior da casa e mantenha a lixeira fechada.

2- Utilize óleo de hortelã

O cheiro forte do óleo de hortelã mantém os roedores longe. Dessa forma, o óleo acaba sendo um pesticida natural. Outra utilidade desse método é que, devido ao aroma intenso, ele disfarça o cheiro dos alimentos dentro de casa.

Para utilizar essa técnica é muito fácil. Basta pingar 1 ou 2 gotas em um pedaço de algodão e colocar no local que os ratos costumam entrar como: janelas, rodapés e outras fendas. Lembre de trocar o algodão de 5 a 7 dias. O produto pode ser encontrado em lojas de artigos naturais.

3- Tenha repelentes orgânicos

Diversas empresas que trabalham com jardinagem fabricam repelentes que são naturais. Dessa maneira, eles não agridem o ambiente como acontece com muitos repelentes comuns, encontrados nos supermercados.

Eles não matam os ratos e baratas, mas ajudam no controle, mantendo os intrusos afastados. Você pode achar esse repelente orgânico em lojas de produtos para agropecuária e itens para casa e jardim. Também é fácil fazer encomendas pela internet.

4- Adote predadores naturais

Predadores naturais são aqueles que se alimentam dos insetos incômodos em nossa casa. Um exemplo é o gato. A presença desse animal em seu lar pode resolver a dificuldade com ratos. Até mesmo o cheiro da urina do felino afastará os intrusos.

Outro predador natural é a ave de rapina. Você pode ajudar para que elas criem ninhos em seu quintal. Faça comedouros e abrigos para que esses animais possam fazer um ninho. Um exemplo de ave de rapina é a coruja. Elas se alimentam de ratos durante a noite.

5- Utilize armadilhas

Você pode utilizar uma ratoeira-gaiola em sua casa. Há diversos modelos de armadilhas que podem servir para capturar os ratos e depois soltá-los longe de sua residência. O mecanismo deste item é simples. Elas são, em geral, caixas que permitem a entrada do invasor, mas não o deixam sair

Depois de prender o roedor, leve a caixa para longe de sua casa. A distância recomendada é de 1,6 km. Escolha uma área com muitas árvores, para que ele encontre um local para ficar. Assim, ele não voltará para sua casa.

O que fazer em casos mais graves?

Se mesmo após todas essas medidas você não conseguir combater os ratos e baratas, há solução. Caso haja infestação, a saída é contratar uma empresa especializada em dedetização. Com o cuidado dos profissionais, seu lar ficará livre desses pequenos incômodos.

Viva tranquilamente e deixe que a Desentupidora Bonanza cuide dos invasores que tiram sua paz. Atendemos 24 horas em todo o Rio de Janeiro. Entre em contato e solicite um orçamento!