Você sabe como evitar o entupimento das calhas? Cuidando da maneira correta é possível evitar que isso aconteça. As calhas são muito eficientes para evitar infiltrações ou respingos nos passantes. Elas também podem direcionar a água coletada para um reservatório para ser reutilizada. Assim, esse método ajuda na preservação dos recursos naturais.

Porém, é preciso atentar para o bom funcionamento desse item ou ele pode ocasionar muitas dificuldades. Veja medidas simples e práticas para evitar o entupimento das calhas.

Problemas causados pelo entupimento das calhas

As calhas são grandes auxiliares para reaproveitar a água das chuvas ou evitar que certas áreas fiquem muito molhadas. Porém, quando entupidas elas se tornam a fonte de diversos problemas como:

  • criadouros do mosquito Aedes Aegypti;
  • infiltrações;
  • goteiras;
  • danificações na pintura;
  • aparecimento de mofo etc.

A obstrução pode ser notada pela velocidade de escoamento da água. Ou seja, se estiver em um dia muito chuvoso, porém pouca água estiver passando pela calha, é um sinal de entupimento.

Caso note esse problema, não deixe que se torne algo mais grave. Entre em contato com uma desentupidora para fazer a limpeza de sua calha o mais rápido possível.

Como evitar o entupimento das calhas

Como todo encanamento, as calhas precisam de supervisão e manutenção. Para isso, algumas medidas devem ser tomadas. Confira:

  1. Quando estiver próximo dos períodos de muitas chuvas, é essencial realizar uma manutenção preventiva em suas calhas. Além disso, também é recomendado realizar a limpeza do telhado. Assim, nenhum objeto cairá nas calhas e isso evitará a obstrução do sistema.
  2. No outono, estação que caem muitas folhas, é preciso limpar diariamente as calhas e as partes ao redor. O acúmulo das sujeiras que caem das árvores pode obstruir a passagem da água, o que será um grande problema. Por isso, é importante prevenir com a limpeza constante.
  3. Evite soluções improvisadas como ácidos ou fios quando houver entupimento das calhas, porque isso pode piorar a situação. O recomendado é chamar uma empresa especialista em desentupimento. Dessa forma, você garante a segurança do seu imóvel e de toda a sua família.

Com essas dicas é possível evitar o entupimento das calhas e manter mais tranquilidade em sua rotina. Porém, se você já está com problemas de entupimento, não precisa ficar preocupado.

Para resolver isso, basta procurar especialistas no assunto para acabar com essa complicação de forma rápida e eficaz.

A Desentupidora Bonanza trabalha com desentupimentos há mais de 20 anos. Funcionamos 24 horas, então não deixe de entrar em contato para ajudarmos você.