Para um comércio é fundamental manter o estoque limpo, organizado e protegido de insetos. Por isso, é preciso que cada produto esteja armazenado da forma correta. Essa prática preserva a saúde de todos os consumidores e também dos funcionários do estabelecimento. Sendo assim, o controle de pragas no estoque de lojas e comércios é um assunto de deve ser levado a sério.

Além de ser importante para a imagem do local, a higienização dos estoques é prevista em lei. Isso quer dizer que, caso não essa regra não seja cumprida, a empresa pode ter que fechar as portas. Saiba mais sobre o controle desses pequenos invasores em sua loja ou comércio.

Todos os estoques devem ser vistoriados

Um fato importante é que não são apenas locais que comercializam alimentos que devem seguir a Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 216, de 15 de setembro de 2. Segundo a legislação, é preciso que todos os edifícios estejam livres de vetores e pragas. As Indústrias e os comércios em geral também precisam cuidar do seu estoque. Isso ocorre porque caso haja infestação de pragas, as peças podem ser danificadas. Sendo assim, o prejuízo será alto.

Para o setor alimentício atentar à higienização dos estoque deve ser assunto de prioridade. Caso haja um mínimo descuido com o armazenamento, pode acontecer a transmissão doenças graves como: disenteria e salmonelose. Além do perigo ao bem-estar humano, não realizar o controle de pragas no estoque de lojas e comércios pode levar ao fechamento definitivo da empresa.

Já para a área industrial, têxtil ou mecânica, fazer a vistoria periódica da área de armazenamento de produtos também deve ser uma preocupação. Nesse caso, a proliferação de pragas e vetores pode danificar os equipamentos e também ocasionar multas elevadas.

Como fazer o controle pragas no estoque de lojas e comércios

Para que se evite prejuízos às lojas e aos comércios, o recomendado é que seja realizada uma vistoria periódica nos armários, locais de armazenamento e nos produtos. Com essa medida simples, é possível recuperar um local que pode estar com indícios de pragas. Quanto mais cedo esse problema for identificado, mais fácil é para ser resolvido. Dessa forma, fechamentos, constrangimentos e multas são evitados.

Caso seu estoque tenha sido atingido por pragas, em primeiro lugar deve ser avaliado que tipo de inseto está no local. Assim, é possível definir se deve ser feita uma limpeza mais branda ou se é preciso contratar um serviço de dedetização. No caso de contratar uma dedetizadora, será preciso liberar o estoque completamente.

Isso ocorre porque no procedimento para higienização e remoção de pragas são utilizados itens como detergentes, venenos e espumas. Dessa forma, o estoque precisa estar vazio para que os agentes químicos utilizados no processo não interfiram nos produtos e não acuse alterações durante os testes de qualidade.

O que fazer após o controle de pragas no estoque de lojas e comércios

Depois da dedetização ou forma de limpeza escolhida esteja atento também ao terreno e locais vizinhos que podem ser a fonte da infestação. Mantenha sempre o lixo vedado e longe dos produtos. Escolha estantes e armários de aço, além de um ambiente com boa ventilação e piso de cerâmica.

Com isso, os itens serão conservados de maneira mais eficiente e, assim, mantém o controle de vetores em sua loja ou comércio. Viva tranquilamente e deixe que a Desentupidora Bonanza cuide dos pequenos invasores que tiram sua paz. Atendemos 24 horas em todo o Rio de Janeiro. Entre em contato e solicite um orçamento!