Quando o esgoto entope é um grande incômodo, não é? Saber o que causa o entupimento de esgoto é a principal forma de combate. Por meio da prevenção, esse problema pode ser evitado e não ser mais uma dor de cabeça em sua casa.

Confira os motivos do entupimento da rede de esgoto e veja se você costuma praticar esses hábitos prejudiciais.

Como acontece o entupimento de esgoto?

O entupimento de esgoto ocorre por consequência do acúmulo de detritos no encanamento. Assim acaba causando a interrupção do fluxo natural da água pelos tubos. Muitas vezes objetos inusitados são causa desse problema, como: sacos plásticos, panos, absorventes, cotonetes etc.

É importante saber que o entupimento de esgoto não ocorre de uma só vez. São pequenos materiais que juntos causam a obstrução dos canos. Logo, é possível evitar esse problema com a preservação e bons hábitos de manutenção, como não jogar restos de comida na pia, por exemplo.

O que causa o entupimento de esgoto?

Atos que já são rotina acabam sendo o que causa o entupimento de esgoto. Confira os principais motivos da obstrução da rede de escoamento:

1- Restos de comida que são despejados nos ralos ou privadas acabam entupindo a tubulação. Assim, é preciso realizar o descarte da maneira correta.

2- Óleo de cozinha também é um dos grandes vilões. Ao ser depositado na pia, ele adere aos canos criando uma massa rígida que impede a passagem do esgoto.

3- Papel higiênico e absorventes são dois dos grandes motivos da obstrução de vaso sanitário. Somente os papéis feitos de material biodegradável podem ser descartados nesse local.

4- Objetos pequenos como algodão, fio dental e embalagens jogados na privada causam o entupimento do esgoto. Logo, por mais que pareçam inofensivos, esses materiais não devem ser descartados no sanitário.

5- Sujeiras acumuladas no sifão de ralos e pias são problemas comuns que causam o entupimento. A falta de limpeza nesses locais faz com que os restos fiquem parados e obstruam o esgoto.

6- Despejar lixo nos bueiros acaba obstruindo o esgoto também. Por isso, é muito importante não jogar sujeira nas ruas e sim na lixeira. Esses itens descartados acabam na boca de lobo e impedem que a água passes pelas galerias e tubulações.

7- Cabelos também são agentes no entupimento de ralos do chuveiro. Para prevenir isso, o indicado é sempre remover os fios do chão após o banho e descartar na lixeira.

8- Fios de barba na pia do banheiro, igualmente, causam obstruções nas redes de esgoto. Para evitar isso, o ideal é recolher os fios ou colocar um protetor para coletar os fios que caem na pia.

9- Itens que são esquecidos em bolsos de calças acabam provocando o entupimento nas lavanderias. Para que isso não ocorra, é preciso verificar todos os bolsos antes de colocar o item para lavar.

10- Fiapos de roupas podem parecer inofensivos, mas também acabam obstruindo o encanamento.

Agora que você já sabe quais são o que causa o entupimento de esgoto, previna que esses 10 vilões atrapalhem a sua rotina.

Está com problemas de entupimento? A Desentupidora Bonanza trabalha com desentupimento, limpezas e dedetização há mais de duas décadas. Solicite seu orçamento gratuito entrando em contato conosco.