Limpeza de Caixa D’água

Limpeza de Caixa D’água

A limpeza de caixa d’água é fundamental para manter a qualidade da água dentro do reservatório. Apesar de já vir tratada pelo sistema de abastecimento, ela pode ser contaminada ao chegar no local de armazenamento.

Essas sujeiras podem provocar sérios problemas de saúde. Outro perigo é a possibilidade de surgir um criadouro para mosquitos portadores de doenças, como o Aedes Aegypti. Mais do que uma questão de higiene, manter uma boa limpeza de caixa d’água é uma questão de segurança e qualidade de vida.

A higienização de caixa d’água é tão importante que é regida legalmente no Rio de Janeiro. A lei n.º 1893, de 20/11/1991, estabelece que os reservatórios de água utilizados para consumo humano precisam ser higienizados semestralmente. Além disso, também deve ser feita uma análise bacteriológica na água, após a limpas.

limpeza-caixa-dagua

Problemas causados pela falta de limpeza de caixa d’água

Esse procedimento é obrigatório para hotéis, condomínios, restaurantes e outros estabelecimentos que lidam com o público. É preciso ter muito cuidado com o processo de limpeza de caixa d’água. A recomendação é que ela seja limpa periodicamente a cada 6 meses.

A água consumida deve ser uma grande prioridade para evitar doenças e contaminações. Caso a limpeza de caixa d’água não seja feita de forma correta, pode originar dificuldades sérias como:

  • Multas para estabelecimentos comerciais e residenciais.
  • Fechamento de comércios, ocasionando grande danos financeiros.
  • Prejuízos para a imagem do local.
  • Problemas de saúde para aqueles que consumirem a água.

limpeza-cisterna

Como fazer a limpeza de caixa d’água

A higienização de caixa d’água é feita em 4 passos:

1) O registro é fechado

O abastecimento da caixa d’água é interrompido. Então, é preciso ligar o circuito automático da boia, que é responsável pelo comando da bomba de instalação elevatória.

2) A limpeza de caixa d’água começa

Após esvaziar o reservatório, começa o processo de escovação do fundo e de cada parede do local de armazenamento de água. São utilizadas escovas que sejam feitas com cerdas de nylon ou piaçava (a menos que o revestimento do local seja de amianto).

3) A higiene é realizada

Depois, o material desprendido da caixa é retirado. Também pode ser necessário o uso de esguichos para remover a água da lavagem para uma galeria pluvial. Por fim, as paredes são pinceladas com uma solução de hipoclorito de sódio concentrado em 10% para realizar desinfetar o reservatório.

4) O fluxo de água é restabelecido

O abastecimento é restabelecido até que a caixa d’água chegue a sua capacidade máxima de armazenamento. Para finalizar, o residual de cloro é medido, não podendo ser superior ao nível de 3,0 mg/l.

Por que contratar a Desentupidora Bonanza para fazer a limpeza de caixa d’água

A Desentupidora Bonanza é especialista em limpeza de caixa d’água há mais de 20 anos. Seguindo padrões elevados de qualidade, nossa preocupação é garantir o bem-estar e a satisfação do cliente.

Contamos com profissionais altamente capacitados e que possuem certificados como o MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos). Tudo para proporcionar segurança durante todo o procedimento.

Solicite um orçamento gratuito e conheça o nosso trabalho. Assim, a limpeza de caixa d’água nunca mais será uma preocupação.

Desentupidora RJ – Trabalhamos 24 horas!

Visita e Avaliação gratuita com os melhores profissionais do Rio de Janeiro.

Quer uma avaliação? Ligamos pra você!